Portal Jornal dos Estados

 

Hospital Memorial São Francisco comemora o Dia Mundial da Enfermagem

No dia 12 de maio é comemorado o Dia Mundial da Enfermagem. Para celebrar esta data tão importante, o Hospital Memorial São Francisco está promovendo a Semana de Enfermagem com uma série de palestras, ações educativas, sessão de cinema, lanches, e Day SPA e Spa de sobrancelha.

Estiveram presentes o presidente do Memorial Dr. Ítalo Kumamoto, a diretora de Gestação de RH , Larissa Kumamoto, o CEO, Rogério Guariniello, a gerente do setor da qualidade Patrícia Cunha, a gerente de enfermagem Girleide Santos e todo o time que compõe a enfermagem do hospital.

A gerente do setor de qualidade, Patrícia Cunha, fez a abertura enfocando a grandeza da profissão, mostrando que é bem mais que um trabalho, é missão de vida. Reforçou “quem procura o hospital vem fragilizado, necessitando de todo empenho e amor de toda equipe envolvida durante o tratamento” . Na sequencia a gerente de enfermagem, Girleide Santos, enfatizou a satisfação de trabalhar no Memorial e “é um privilegio fazer parte dessa equipe e está a frente conduzindo o setor de enfermagem, é motivo de muita alegria”. Lembrou também da importância de se trabalhar com amor, foco e dedicação, se colocando sempre no lugar do outro.

Dr. Ítalo fez uma breve saudação falando a emoção de estar junto, face a face, realizando a semana da enfermagem, reconheceu a importância dos profissionais para o hospital e para a saúde. Lembrou da necessidade de se trabalham com união e de servir com o coração. “Pois cada pessoa que entra no hospital necessita de cuidados e a equipe de enfermagem é quem fica na linha de frente, a responsabilidade é muito grande, mas, ele lembra que a dedicação, o empenho e o amor da equipe Memorial se superam a cada dia. “Precisamos encontrar o sentido da vida, a enfermagem é uma linda profissão e nele deve-se encontrar o sentido de servir com o coração”. Emocionado, parabenizou a equipe organizadora do evento e a todos enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Na ocasião, a enfermeira e gerente da AGEVISA, Vívian Lopes, trouxe como tema de sua palestra: Notificações de Eventos Adversos, Vívian fez questão de enfatizar o orgulho que tem da sua profissão, “precisamos encarar a profissão como uma responsabilidade social, é algo magnífico”. Ela chamou a atenção para a necessidade de trabalhar de forma muito atenta para evitar os eventos adversos, que muitas vezes levam a morte. Trouxe boas notícias, mostrou que a Paraíba vem se destacando na avaliação nacional de segurança do paciente e lembrou que isso se deve ao trabalho de cada enfermeiro e de cada técnico de enfermagem , que buscam trabalhar com eficácia, eficiência e foco na segurança do paciente.

A segunda palestra ficou por conta da enfermeira e advogada, Karla Juliana, que começou sua carreira como voluntária do Instituto Felipe Kumamoto, depois passou a ser funcionária do hospital. Karla reconheceu que o hospital foi uma escola e foi fundamental em sua trajetória. O tema de sua palestra foi sobre Direitos e Deveres da Enfermagem, tratando dos princípios da Bioética e das penalidades que os profissionais podem sofrer como: Advertência verbal, multa, suspensão entre outros. Reforçou os cuidados que se deve ter ao desenvolver essa profissão que é tão importante para a vida.

Durante o evento foi feito um minuto de silêncio em homenagem aos profissionais que durante a pandemia perderam as suas vidas na missão de salvar vidas.
Teve também poesia, o colaborador Louro Oliveira fez uma poesia especial e foi aplaudido de pé por toda equipe.
Dra. Larissa Kumamoto, fez o encerramento agradecendo a toda equipe e também reforçou a necessidade de se trabalhar fazendo o certo.
As comemorações vão continuar até amanhã (13/05) com mais palestras e momentos de muita interação.