A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Saúde, vem empreendendo uma série de ações para prevenção da dengue, zyka e chikungunya no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças conhecidas como arboviroses.
Entre as ações, tem o veículo equipado com uma bomba pulverizadora contendo um líquido composto por pequenas quantidades de inseticida capaz de eliminar os mosquitos que estiverem voando no local no momento da aplicação.
O fumacê, que segue as diretrizes do Ministério da Saúde/OMS, tem como função específica eliminar as fêmeas do mosquito aedes aegypti, e deve ser utilizado somente para bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias.
Com tantas denúncias recebidas em seu gabinete, o Vereador Marcílio do HBE (Patriota), solicitou da secretaria da Saúde do Município a presença do carro fumacê no Bairro dos Estados e Pedro Gondim, o que vem ocorrendo nos últimos dias, para alívio dos moradores. Marcílio também lembra que todos precisam fazer sua parte, evitando acúmulo de água para que não se tornem criadouros do mosquito.
O presidente da AMABE, Luiz Brilhante, em nome da Associação, agradece ao Vereador por mais esta iniciativa. Brilhante informou a este Portal que é grande a quantidade de pessoas com chikungunya.