Portal Jornal dos Estados

 

A história do Jornal dos Estados ao longo desses 23 anos

Há mais de duas décadas circulava a primeira edição impressa do Jornal dos Estados. O começo de tudo foi modesto, mas, desde sempre com uma linha editorial combativa, atuante e focada no bem estar da comunidade. Dia 28 de abril de 2021 é uma data especial para os irmãos Brilhante, pois o Jornal completa 23 anos de fundação.

Seu fundador Luiz Brilhante, jornalista e publicitário, narra como tudo começou nesta entrevista. Todo final de ano recebíamos a visita do nosso Tio Humberto Gadelha (in memorian), irmão da nossa mãe que morava em São Paulo, Capital, e que residia no bairro Santo Amaro, na sua bagagem ele trazia alguns exemplares de periódicos que circulavam naquele bairro com noticias e anúncios de produtos, serviços e negócios de toda aquela região. Fiquei bastante interessado e convidei minha irmã Edneide Brilhante, também jornalista e administradora de empresas, para fundar um jornal no nosso bairro. Ela de imediato gostou da ideia, a partir daí começamos a procurar amigos da área de comunicação que pudessem nos ajudar passando suas experiências.

Nessa época, nós dois trabalhávamos em empresas privadas, mas sem nenhum vínculo com área de comunicação. Há 23 anos, morava aqui no Bairro dos Estados o Vereador Hervázio Bezerra, hoje Deputado Estadual, e um certo dia batendo em sua porta para pedir apoio a um evento que também estava iniciando, o famoso Forrogipe, São João dos moradores do bairro, que depois se transformou num mega evento para toda cidade. Nesta oportunidade, também falamos dos nossos planos para fundar um periódico que pudesse ser uma voz de reivindicações de melhorias para nosso bairro e região, e ele logo considerou importante essa iniciativa para o bairro, a ajuda do vereador foi muito importante naquele momento de muitas dificuldades, o qual somos muito gratos.

Tudo era muito difícil, para o serviço gráfico não tínhamos nenhuma experiência, vender espaço publicitário também, encontrar empresários que acreditassem no nosso jornal era mais uma, enfim, nenhuma dessas dificuldades nos fez desistir do nosso sonho. A distribuição era gratuita em todas as residências, apartamentos e todo comércio, fazíamos isso pessoalmente, a pé pelas ruas, o que nos dava condições de conhecer todo bairro e suas dificuldades, claro que tudo que dar certo cresce, com isso a tiragem de exemplares só aumentava, dessa forma, o Jornal dos Estados atravessou fronteiras indo para os bairros Pedro Gondim, Jardim 13 de Maio e avenida Epitácio Pessoa, fazendo parte da vida dos moradores, que no fim de cada mês recebiam seu exemplar em casa e sem precisar pagar por isso.

O Jornal dos Estados sempre foi parceiro dos moradores desses bairro, cobrando infraestrutura, iluminação, limpeza, saúde, segurança, transporte, lazer, educação e apoiando eventos como o próprio Forrogipe, aniversário do bairro, Feira do Lar da Providência, Festa de Sant’Anna e São Joaquim, Festa de Santo Antônio, Festa da Padroeira Aparecida, Forró Brilho, blocos de carnaval e as Missas festivas do aniversário do Bairro dos Estados e Natal.

Agora estamos num novo momento, configurado pelas exigências do mercado das empresas de comunicação e pelas mudanças tecnológicas migramos para Era das Novas Tecnologias de Trabalho, a Era digital. Desde janeiro deste ano, estamos presentes na internet com o Portal Jornal dos Estados atualizado diariamente com notícias do bairro, região, cidade, estado e do Brasil. Não chegamos até aqui por mero acaso e sim por fruto de muito trabalho e amor pelo que fazemos.