Portal Jornal dos Estados

 

Cartão por aproximação: todo cuidado é pouco!

João Trindade – Advogado

 

Minha mãe costumava dizer quando a gente saía de casa: “Meu filho, tome cuidado. Todo cuidado é pouco”.

Adapto à frase de minha mãe para dar um conselho àqueles que costumam usar cartão por aproximação.

Ocorre que a tecnologia abriu uma gama de golpes e o usuário precisa ficar atento, para não perder dinheiro. É preciso muita atenção em relação a onde deixa o cartão e é bom habilitar alerta no celular.

Os chamados cartões contactless permitem, em geral, que compras de até R$ 200,00 sejam feitas apenas com a aproximação do cartão à máquina, sem necessidade de digitar senha.

Segundo especialistas e órgão de defesa do consumidor, há inúmeros relatos de fraudes relacionadas a essa tecnologia. Em um dos artifícios, os criminosos passam uma máquina de pagamento perto dos bolsos ou de um casaco ou bolsa de uma vítima distraída, e fazem uma transação, sem que a pessoa se dê conta.

Os Procons aconselham que os consumidores não deixem os cartões com essa função ativada guardados em local que possa ser acessado sem o dono perceber. É possível, também, utilizar capas protetoras específicas, confeccionadas de material com fibra de carbono, alumínio e plástico.

Atitudes a ser adotadas para uso de forma mais segura

É fundamental que o consumidor deixe o celular habilitado para receber notificações de transações feitas com o cartão. Desse modo, se algo acontecer, o titular da conta logo saberá.