Portal Jornal dos Estados

 

Cancelamento de voos: o que fazer?

João Trindade

 

Os telejornais pessoenses estão anunciando vários cancelamentos de voos, em João Pessoa, devido aos casos de Covid-19 e de influenza (e da ‘flurona’, influenza mais coronavírus). A razão alegada pelas companhias aéreas é que esse novo surto desfalcou as equipes. As dispensas médicas também vêm ocorrendo em outras atividades, como, por exemplo, bancos e restaurantes.

Diante dessa realidade, é imperiosa a pergunta: vale a pena se arriscar a contrair essas doenças e viajar; ou seria melhor esperar “baixar a poeira” e adiar?

Se você já tiver comprado um pacote turístico (passagens aéreas e hospedagem), é provável que tenha de enfrentar troca de horários de voo e atrasos; além, é claro, de correr o risco de se contaminar. Os cancelamentos devem durar até o final de fevereiro.
Caso decida adiar a viagem, negocie com a companhia aérea, o hotel ou a agência de turismo, para a remarcação ou crédito do que foi gasto.

Os Procons estão notificando as companhias aéreas, a fim de que expliquem os cancelamentos, como está sendo a assistência material aos passageiros e sobre quantos solicitaram reembolso ou remarcação da viagem. Além disso, estão cobrando um plano de contingências para minimizar os danos aos consumidores.

Sugiro a quem ainda não tenha comprado passagens nem feito reserva em hotéis, adiar a viagem. Há a opção, dependendo do local e da distância, de viajar horas ou dias, de carro; o que, obviamente, reduziria o risco de contágio, mas, sem dúvida, traz inconvenientes, como cansaço e eventuais acidentes de trânsito (e talvez assaltos) nas perigosas estradas brasileiras.

O ideal é planejar todos os detalhes e se informar sobre a situação sanitária no seu destino turístico. Infelizmente, as novas ameaças (variante ômicron e influenza) estão ocorrendo justamente quando a pandemia parecia nos dar uma trégua e já estávamos até “felizes”; talvez, por isso mesmo, tenhamos nos sentido “seguros” para ficar um pouco mais livres.

Quer conversar comigo?

“E-mail”: trindadeadvogado@outlook.com

Telefone (também WhatsApp, mas este apenas para mensagem): (83) 99619-6611.