A atuação do deputado federal Ruy Carneiro em defesa da cultura nordestina ganhou novo destaque na imprensa nacional. O portal Estadão deu projeção ao projeto de autoria do parlamentar, que reconhece as quadrilhas juninas como manifestação cultural do Brasil. A matéria foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal.
“As quadrilhas juninas representam a força da nossa cultura e ajudam a preservar uma tradição histórica do povo nordestino. Esse reconhecimento é mais do que merecido e com certeza vai contribuir com a geração de novos incentivos para o segmento”, destacou Ruy.
Além da questão cultural, as juninas também movimentam diversos setores da economia, afirma o deputado. “A cadeia produtiva por trás das quadrilhas movimentam centenas de cidades do Nordeste durante vários meses do ano. Isso é fundamental para geração de emprego, renda e reforça o potencial turístico da nossa região”, acrescentou.
Ruy também fez uma solicitação formal para que o Ministério da Cultura inicie o processo para tornar as quadrilhas patrimônio imaterial do Brasil.
O PL 1227/2023 será encaminhado para a análise do Senado Federal. Ele não precisa ser aprovado no plenário da Câmara por ter um caráter conclusivo.