Pois bem, moleque lá Torre vez em quando dava uma escapulida indo até o campo do Botafogo ( hoje Espaço Cultural) ver os treinos do Belo e, adentrando no Bairro dos Estados, lá na esquina por trás do antigo Paraiban moravam o prefeito e a Senhora de perfil singular chamada Ilzeni Franca, hoje de partida eterna.
Ela e seus filhos e filhas nunca souberam l, mas logo cedo me impressionava com a conduta de Dona Ilzeni de criar 9 filhos bacanas com moral inabalável, mesmo ficando viúva. Um exemplo típico de mulher forte e realizadora sem precisar usar nenhum clichê.
Era poderosa, posto que seu marido chegou até a ser presidente da maior referência de poder social da cidade, o ECCB, também exercido pelo filho Roberto, mas nada lhe afastava da conduta firme ao mesmo tempo simples, sem holofotes.
Eis o resumo distante de uma fase histórica em que a vida sempre permitiu oportunidade para todos se distinguirem ou não, mas em tempo de terror registrado em escolas de forma absurda e inaceitável, fica o exemplo de Dona Ilzeni para todos os filhos da Capital do Estado, inclusive os meninos da Torre. Eis mais uma professora irretocável da vida .
SOLIDARIEDADE A QUEM FICA
Em tempo, registramos nosso afeto e pêsames aos filhos Paulo, Walkiria, Damásio, Helena, Chico, Joca, Roberto, Neto e Roberta mais os 34 netos, 50 bisnetos e 2 tataranetos.
ÚLTIMA
“O nome/ a obra imortaliza…”
Fonte: https://wscom.com.br/coluna/dona-ilzeni-a-partida-eterna-de-uma-referencia-familiar-exemplar-ela-se-foi-ao-encontro-do-marido-damasio-o-obreiro/