A Ala Ursa é uma manifestação cultural carnavalesca que o personagem principal é o urso. Nas ruas, o personagem é representado por uma pessoa vestida com uma fantasia confeccionada por materiais como estopas, sacos, plásticos, veludos, pelúcias, agaves e sem esquecer, claro, a máscara de papel machê. Os grupos são formados por pessoas da comunidade que se juntam e saem pelas ruas durante o período carnavalesco pedindo dinheiro para ajudar a pagar as despesas com os figurinos e os instrumentos musicais que animam por onde passam.
O morador do bairro de Mandacaru, Rafael Gabriel de Lucena Seixas, tem uma longa história carnavalesca e uma forte afinidade com a cultura das Ala Ursas, o que levou ele a criar, em janeiro de 2021, o “Urso Selvagem”, com o objetivo maior de atrair crianças e jovens em geral, despertando neles o interesse por esta cultura. O bairro de Mandacaru precisa ser visto como um celeiro de cultura, afirma Rafael Gabriel.
Recentemente, o Urso Selvagem participou da plenária da cultura, no último dia 29 de julho, no clube Cabo Branco, com a participação de vários municípios do Estado. Na ocasião, foi apresentada uma proposta de criação de um gabinete de apoio a elaboração de projetos aos mestres da cultura apresentado pelo presidente da Associação dos Ursos Carnavalescos de João Pessoa, Jardel Cabral, que foram acolhidos pela plenária e pelo secretário da Cultura do Estado, professor Damião Ramos.