Um parecer emitido pela Defesa Civil do Município constata várias irregularidades depois de duas visitas técnicas em prédio construído há mais de 30 anos e abandonado há muito tempo, localizado na avenida Joaquim Pires Ferreira, no Bairro dos Estados.
A Associação dos Moradores do Bairro dos Estados teve acesso ao documento, onde constam várias irregularidades que põe em risco a vida dos invasores, como também a vida dos moradores de toda área. O documento determinando a interdição e as fotos que comprovam toda essa situação de risco foi entregue para a Associação, confirma o presidente Luiz Brilhante.
No documento com o parecer da Defesa Civil do Município recomenda a desocupação imediata do local, tanto por motivos de ocupação de propriedade pública, quanto por possíveis riscos associados a ocupação do local, seja por problemas estruturais que podem levar a sua ruína, quanto por risco de incêndio, dada a não conformidade com as legislações vigentes do Corpo de Bombeiros.
Brilhante explica que o prédio é de propriedade da Prefeitura de João Pessoa, razão pela qual ela teria obrigação de ocupar aquele espaço em beneficio desse bairro e demais regiões. Os riscos estruturais a que se referem são as modificações que vem sendo feitas pelos invasores na estrutura física do prédio, podendo levá-lo ao colapso. Quanto a possibilidade de incêndio, motivo mais grave, a que se refere o parecer, deve-se ao acúmulo de materiais recicláveis em local onde não há requisitos mínimos de proteção à incêndios. Brilhante confirma que a SEDURB esteve no local, constatou a invasão irregular, porém não solucionou o problema de forma definitiva.